Você sabia disso? O que tem feito para melhorar o seu faturamento através da visitação médica?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Estatística, Santa Maria, RS, Brasil constatou o impacto da visitação médica sobre a opinião do médico prescritor, confira os resultados mais relevantes:

Nota-se que 62,50% dos médicos da amostra acreditam ser “média” a influência do representante na decisão da prescrição, 23,68% julgaram ser “alta” a influência e somente 13,82% acreditam ser “baixa” a influência do representante na decisão da prescrição do medicamento.

Nenhum dos médicos da amostra respondeu a opção que “não influencia” do representante na decisão da prescrição do medicamento. Somando-se as opções “alta” e “média” chega-se a 86,18% dos médicos da amostra que acreditam ser influenciados pelos representantes na hora da prescrição. 


Questionados sobre a importância do “visual aid” (ajuda visual, CLIQUE AQUI E VEJA EXEMPLOS), muitos médicos pesquisados posicionaram-se em favor do material: Verificou-se que 48,68% dos médicos classificam o “visual aid” como “muito importante”, 31,58% acham que o material “tem alguma importância”, 15,80% atribuem a ele uma “razoável importância” e, por fim, 3,94% não vêem “importância alguma” neste recurso.

Pode-se inferir que os FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO devem investir cada vez mais neste tipo de apelo promocional.

Ficou evidenciado, através deste trabalho, que a classe médica é favorável às ações de mercado desenvolvidas pelos laboratórios farmacêuticos; a presença do propagandista é de fundamental importância para a atualização médica; e a venda pessoal, com a presença de um representante de marketing (propagandista) exercendo a comunicação entre a empresa e o médico, tem se mostrado eficaz.

Também ficou constatado que marketing de relacionamento é relevante como meio de fidelizar o médico na prescrição dos medicamentos farmacêuticos. 

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